Sunday, October 27, 2013

Agilidade no Serviço Público Brasileiro: É possível?

Ontem (dia 26/10/2013) eu e meu amigo Bruno Olímpio fizemos uma palestra no evento Agile In Rio 2013 sobre a implantação de um processo de desenvolvimento de Software baseado em métodos ágeis na Superintendência de Tecnologia da Informação da Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Nessa apresentação abordamos os desafios e resultados que alcançamos com a definição e implantação desse novo processo na UFF e o mais interessante foi a reação do público, ficando evidente a qualidade do nosso conteúdo e, também, da nossa apresentação. Fiquei bastante satisfeito com o resultado e com o impacto causado.

Esse processo de implantação de um novo processo ágil na UFF nos deu a seguinte experiência: ADAPTABILIDADE acima de tudo!

Claro que não podíamos deixar de citar o nosso amigo Daniel Castellani que também concebeu as primeiras versões desse processo.


Fizemos uma combinação de diversas fontes diferentes: Scrum + PMBOK + MPS.BR + XP. Estudamos cada uma dessas fontes e tentamos aproveitar o que havia de melhor e que nos melhor atendesse no contexto da STI/UFF. Com isso geramos o processo de desenvolvimento da STI/UFF, chamado CDS-01-Desenvolvimento-de-Software.

Esse e outros processos foram publicados no Portal de Processos Abertos da STI/UFF.

Agora o próximo desafio é estudar e utilizar o Kanban para continuar nesse processo de melhoria contínua do jeito como desenvolvemos software. 

Acreditamos que essa característica acaba gerando uma vantagem competitiva para a UFF em relação às outras Universidades Federais, já que conseguimos entregar valor ao nosso cliente com uma previsibilidade bem interessante.

Até a próxima.

No comments:

Post a Comment